Rotary arrecada doações para combater a Covid-19

Por Aurea Santos, especialista em Comunicação do Rotary International

covid_blog3

A pandemia de Covid-19 está mobilizando Rotary Clubs do mundo inteiro. No Brasil, clubes de diferentes partes do país estão trabalhando para apoiar suas comunidades no combate à doença. Os projetos são muitos e, para atender ao maior número deles, a sua contribuição é fundamental.

O Fundo para Assistência em Caso de Desastres é um dos canais que está disponível para o aporte de recursos. A verba arrecadada será usada para apoiar projetos em geral em caso de desastres, incluindo a pandemia de Covid-19, no valor de até US$ 25 mil cada.

No Brasil, quatro projetos desses já foram aprovados, somando US$ 100 mil destinados ao combate do novo coronavírus. Para fazer sua contribuição, não é preciso ser membro do Rotary. Você pode doar via cartão de crédito ou boleto bancário (selecione o fundo de alocação “outros” e, ao lado, escreva: “Fundo de Auxílio a Desastre”).

Os projetos brasileiros já aprovados destinam recursos para a compras de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para profissionais de saúde e outros equipamentos necessários ao tratamento da doença. Isso inclui máscaras, óculos de proteção, aventais, respiradores, filtros e luvas. Os materiais serão distribuídos em hospitais de estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

O Rotary também está disponibilizando a utilização de fundos regionais (chamados internamente de fundos distritais ou FDUC) e globais para a realização de projetos que combatam a pandemia. As verbas do FDUC podem ser direcionadas exclusivamente ao combate da Covid-19 e formam uma reserva global de combate à doença. Mais informações sobre como esses fundos podem ser utilizados estão no link https://www.rotary.org/pt/rotary-monitors-coronavirus-outbreak.

Em menor escala, clubes têm realizado doações de máscaras, álcool em gel e alimentos para apoiar profissionais de saúde e a comunidade em geral a passar pelas dificuldades que a pandemia vem causando.

O Centro de Pesquisa do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, já contabiliza mais de 1,56 milhão de casos de Covid-19 em 181 países do mundo. No Brasil, os casos contabilizados já ultrapassam oito mil.

Vale lembrar que o distanciamento social é uma medida fundamental para evitar a propagação da doença e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A medida está sendo adotada por funcionários do Rotary e membros dos clubes ao redor do mundo, que passaram a trabalhar e se reunir de forma remota.

O que a pandemia não mudou é a disposição dos membros do Rotary em ajudar ao próximo da melhor forma possível. E nós contamos com a sua ajuda para isso. Doe, faça sua parte, e nos ajude a combater essa doença.

Para fazer sua doação, clique aqui.

4 respostas em “Rotary arrecada doações para combater a Covid-19

  1. O volume de recursos já foi destacado aos Distritos solicitantes e os rotarianos brasileiros correram e conseguiram garantir o volume de 200 mil USD, por meio de solicitações realizadas por 8 distritos. São eles: 4480 e 4540 (São Paulo), 4630 (Paraná), 4760 e 4560 (Minas Gerais), 4530 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e 4652 e 4740 (Santa Catarina). Informação de ontem 5 de abril de 2020.

    Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

  2. No período de 22 de março a 2 de abril, conseguimos coletar imagens e vídeos feitos rapidamente sobre ações de rotarianas e rotarianos em favor da sociedade brasileira dentro do cenário COVID-19.

    Num procedimento rápido, usamos esse material e fizemos um vídeo que demostra as rotarianas e os rotarianos de todas as Regiões do Brasil trabalhando.

    Curtido por 2 pessoas

  3. As 11:27 coloquei um comentário dando conta de o Brasil tinha 8 Distritos destacados pela Fundação Rotária para, a partir de solicitações feitas, receberem subsídios especiais. Acabei de ficar sabendo que não são 8 e sim são 9, cuja lista antes apresentada deve ser acrescida do Distrito 4751.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário