Inspiração e motivação para trabalhar por um mundo melhor

37126024211_5694086b47_o.jpg

Ação de saúde do Distrito 4410; o ano 2017-18 foi marcado por metas alcançadas e importantes parcerias para o distrito do rotário.

Por Denise Vieira, Governadora 2017-18, Distrito 4410

A nossa organização tem crescido e causado um impacto positivo no mundo há 113 anos. Mas para que o Rotary continue se desenvolvendo e promovendo a promessa de um futuro melhor é necessário dedicar tempo e energia para fazermos o bem hoje e assegurarmos que o nosso legado continue sendo a diferença e a inspiração para o ano rotário 2018-19. Assim continuaremos a transformar vidas e promover a paz que tanto almejamos para a humanidade.

Rotarianos têm a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida das comunidades onde vivem como também ao redor do mundo. Como segunda governadora do Distrito 4410, precisei vencer o paradigma que até hoje a sociedade insiste em nos impor em alguns aspectos relacionados ao gênero.

O maior desafio para liderar líderes é manter a motivação sempre. Motivar cada presidente de clube fazendo com que a voz da organização fosse ecoada aos quatros cantos do Distrito 4410 foi a nossa meta principal. Usando as redes sociais fomos aumentando a nossa audiência. E o reforço veio com as visitas oficiais que foram essenciais para que cada companheiro entendesse de maneira mais clara os nossos objetivos e as metas presidenciais.

DSC_0076.JPG

Governadora 2017-18 Denise Vieira (sexta da esq. à dir.) com companheiros e parceiros em mais uma ação realizada no ano rotário 2017-18, no Espírito Santo.

Duas conquistas importantes aconteceram com os líderes se sentindo mais motivados, ainda quando era Governadora Eleita. A primeira em janeiro de 2017 quando o Distrito 4410 ficou em terceiro lugar no Brasil na Campanha Distrito 100%. Dois meses depois, fomos o distrito campeão na Promoção Metas Rumo à Convenção, ambas promovidas pelo RI Brazil Office (também conhecido como RIBO).

Conquistas e parcerias

Contudo, a maior vitória neste processo foi fazer com que os líderes entendessem a necessidade de reportar as suas metas no Rotary Club Central. Tal tarefa foi possível graças ao trabalho de uma rotariana designada a ser a tutora dos presidentes que tinham pouca intimidade com a plataforma da web e com o site do RI. Concorrendo com 38 distritos do Brasil, alcançamos o primeiro lugar bem antes do término da promoção e como reconhecimento sorteamos bilhetes aéreos (ida e volta) para Atlanta entre os presidentes eleitos.

Uma das estratégias de motivação se deu com a realização de encontros de capacitação rotária em nível distrital, respeitando desde a escolha dos facilitadores aos detalhes com a logística e ambiência para acolher os rotarianos a serem treinados.

17

Rotarianos do Distrito 4410 realizam plantio de mudas, apoiando uma das principais metas do presidente 2017-18 do Rotary, Ian Riseley, “Uma árvore para cada rotariano”.

Outra grande conquista para a nossa família rotária foi a assinatura do Convênio de Cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, celebrado entre o Distrito e Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMVIDES), na abertura da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, em novembro de 2017.

Esse convênio foi muito importante, sobretudo porque estava na direção do que priorizamos como marca da gestão 2017-18: o respeito à mulher. Na solenidade, a juíza de Direito Hermínia Azoury disse que o Rotary trazia naquele ato uma integração para enaltecer a sublime tarefa de doar esperança a quem não tem nenhuma.

Inspirado nesta causa de trabalhar as políticas públicas em prol da mulher, na área de enfoque de paz e resolução de conflitos, foi admitido em RI, em 29 de junho último, o Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim – Princesa do Sul (ES), um clube formado por 20 mulheres, das quais nove têm menos de 40 anos.

Buscar tais parcerias garantem a sustentabilidade dos nossos projetos, potencializa os resultados, faz a diferença e traz a inspiração para um mundo melhor.

Este blog também é seu! Contribua com sua história pessoal, projeto ou ideia. Entre em contato conosco: globalcommunications@rotary.org.

Anúncios

Uma resposta em “Inspiração e motivação para trabalhar por um mundo melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s