O ROTARY FAZENDO A DIFERENÇA

Com seu sorriso aberto, simpatia e “vibe” de pessoa de bem com a vida, Toro é conhecido e benquisto por muitos. Pedimos a ele que nos contasse sobre sua trajetória no Rotary. O Toro é uma das várias provas de que o Rotaract merece toda a atenção da organização, algo que o presidente Barry Rassin dará enfoque no ano rotário 2018-19. Veja a seguir como este grande rotariano entrou na família rotária.

 

 

A influência do Rotary na formação de uma família

Tive a honra de conhecer os ideais de Paul Harris pela porta do Rotaract. Sou de uma família humilde e perdi meus pais muito prematuramente, sendo o mais velho de uma família de cinco irmãos.

Meus pais me ensinaram a nunca perder as oportunidades que a vida nos oferece.

Quando estava cursando o último ano da faculdade, fui convidado para conhecer o Rotaract Club de Guarulhos – Vila Galvão, um clube dedicado aos jovens, voltado ao desenvolvimento de liderança através da prestação de serviços. O Rotaract transformou a minha vida e ajudou a minimizar muitas das perdas que tive, sendo que passei a integrar uma nova família.

Comecei a participar de suas reuniões e eventos e, em pouco tempo, estava extremamente engajado no clube e nas atividades da comunidade, sendo que em oito meses me tornei seu presidente. Em seguida passei a atuar nas atividades do distrito 461, juntamente com outras lideranças do Rotaract e, em pouco tempo, fui escolhido para ser o Representante Distrital, onde pude conhecer todos os clubes do distrito e manter contato estreito com as lideranças seniores do Rotary, participando de comissões, conferências, assembleias e demais encontros. Terminada a representação distrital, fui eleito presidente do Conselho Nacional dos Representantes Distritais do Rotaract, organização que antecedeu a Organização Multidistrital de Informação de Rotaract. Passei a ser conhecido e a conhecer a realidade do Rotaract não somente a nível distrital, mas em diversas partes do Brasil, Argentina e Uruguai, participando e trabalhando em prol do Rotaract, ajudando a organizar, inclusive, uma Conferência Latino Americana de Rotaract. Todas essas experiências me deram a noção de ser um cidadão do mundo.

Toro no pulpito

Em 1988, ainda muito jovem, com 25 anos, por pressão de um ex-governador, fui convidado para ingressar em Rotary, porém, mesmo como rotariano, as minhas atividades sempre foram voltadas aos programas de serviços à juventude, pois logo de início passei a integrar as comissões distritais de apoio ao Rotaract e Interact, inclusive no âmbito de meu clube.

No período do Rotaract conheci uma jovem rotaractiana do Guarulhos – Vila Galvão chamada Vania. Tivemos a oportunidade de participar de algumas atividades de prestação de serviços à comunidade. Esta amizade resultou em uma paixão e, em 1993, viemos a nos casar, sendo que nesse ano estamos completando 25 anos de união.

Começamos a construir a nossa família dentro da família rotária, sendo que em 1999-2000 assumi a Presidência do Rotary Club de Guarulhos – Vila Galvão, contando com a inestimável ajuda de Vania, que passou a presidir a Casa da Amizade.

Toro e vania

Nossos filhos nasceram em 1995 (José Vinícius) e 1999 (Maria Letícia).

José Vinícius me acompanhava nas reuniões do Rotary, com cinco anos de idade, e gostava de bater o sino e cuidar dos microfones, sendo que hoje, aos 22 anos, é assistente de produção de teatro musical de uma das mais importantes companhias de espetáculos do Brasil. Não tenho dúvida que aquele início nas reuniões teve influência em sua vida.

Três anos após a presidência, fui escolhido como Governador do Distrito 4430 – o mais jovem governador até hoje – quando todos os clubes do distrito receberam a Menção Presidencial por terem atingido a metas do Pres. Majiyagbe.

Após a governadoria, fui Training Leader da Assembleia Internacional em 2008-09 e 2009-10, Presidente do Comitê de Rotaract/Interact de RI e do Encontro Rotaract Pré-Convenção (em Lisboa), Delegado no Conselho de Legislação (inclusive como coordenador do grupo de delegados brasileiros), Co-Chair da Comissão Anfitriã da Convenção Internacional em São Paulo, representante de Presidentes de RI em diversas conferências e continuo servindo, com frequência e até hoje, como palestrante em diversos Seminários, Assembleias e Conferências em diversos distritos brasileiros, normalmente para falar sobre assuntos ligados aos Serviços à Juventude. Tenho participado, com regularidade, das Convenções Internacionais.

Vania, com frequência, me acompanha nessas atividades, e hoje é rotariana, presidente já há dois anos da Comissão Distrital do Interact, tendo destacada atuação entre os Serviços à Juventude do D-4430.

José Vinícius foi presidente do Rotakids, membro do Interact e realizou intercâmbio de jovens nos Estados Unidos (Maryland), sendo que Maria Leticia também foi presidente do Rotakids e integra o Interact, sendo a atual presidente do Interact Club de São Paulo-Norte, e prestes a ingressar no Rotaract. Ela também foi intercambista nos Estados Unidos (Texas).

Nossa família já recebeu cinco intercambistas (EUA, Japão, Austrália, Dinamarca e Índia), sendo que em fevereiro último fomos visitar a nossa “filha” indiana em Mumbai.

Somos todos apaixonados e agradecidos pelas oportunidades que o Rotary sempre nos proporcionou, sendo que ele fez, e ainda faz, a diferença na minha vida e de toda a minha família.

Por mais que possa trabalhar e ocupar posições em Rotary, jamais terei pago a dívida de gratidão que tenho com esta extraordinária instituição, conclamando todos os clubes rotários a trabalhar com e em prol da juventude através de nossos programas estruturados.

 

Este blog também é seu! Contribua com sua história pessoal, projeto ou ideia. Entre em contato conosco: globalcommunications@rotary.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s