Uma nova perspectiva do Rotary

Por Ricardo Buso, associado do Rotary Club de Araras Alvorada, Distrito 4590

Minha relação com o Rotary começou de uma maneira inesperada. Sempre via o Rotary como um agrupamento de amigos interessados pela vida social – mais no sentido de badalação e nada além disso. No entanto, sempre soube que rotarianos são pessoas de respeito na sociedade. Via isso nitidamente em um amigo de trabalho chamado Breno Castellar, que era rotariano e demonstrava nitidamente satisfação com o Rotary e um envolvimento cada vez maior em ações voltadas à comunidade. Em outubro, mês rotário dedicado ao Desenvolvimento Econômico e Comunitário, este amigo me convidou para fazer uma palestra no seu clube, o Rotary Club de Araras. Honrado, prontamente aceitei o convite, sem jamais pensar que aquela experiência mudaria a minha imagem da organização. No dia marcado, cheguei ao clube com um pouco de nervosismo e fiquei surpreso com a atenção e os cuidados com que eu e minha família fomos recebidos. Nada de pompas e circunstâncias, mas um exemplo claro de acolhimento que, hoje em dia, é difícil de se ver.

RicardoBuso_Família

Conversando com alguns companheiros, ouvi sobre projetos do clube que eram sustentáveis e estavam mudando a vida de pessoas e comunidades. Naquele momento, senti-me extremamente envergonhado por ter feito um pré-julgamento tão errôneo da organização. Durante minha apresentação, o grupo se mostrava interessado em minha mensagem ao mesmo tempo em que aguardava a hora de desfrutar de companheirismo. Após a palestra, participamos de um jantar fraternal e eu recebi um certificado memorável e um convite para visitá-los quando desejasse. Com uma perspectiva totalmente diferente, passei a pesquisar e seguir o Rotary nas mídias sociais para saber o máximo possível sobre a organização.

RicardoBuso_Admssão

Tempos depois, fui convidado para uma Confraria de Vinhos e o destino quis me pregar uma peça, pois quando lá cheguei, soube que o grupo era organizado por associados do Rotary Club de Araras Alvorada. Apesar de conhecer apenas dois confrades, o entrosamento com o grupo foi imediato – algo raro para alguém tímido como eu – e eu me lembrei da experiência que tive no primeiro contato com o “Araras”. No segundo encontro da Confraria, fui convidado para participar de uma reunião do Rotary Club de Araras Alvorada. Confesso que, se não tivesse sido convidado, eu provavelmente teria pedido para participar, pois estava muito empolgado com tudo que descobri sobre o Rotary e com o acolhimento dos rotarianos.

RicardoBuso_ConfrariaVinhos

Assim, exatamente um ano após mudar completamente minha visão do Rotary, lá estava eu, como convidado, participando de minha primeira reunião rotária. Em novembro de 2017, contando com dois padrinhos, me associei ao Rotary Club de Araras Alvorada durante a celebração do 11° aniversário do clube.  Desde então, meu envolvimento vem aumentando cada vez mais. Fui admitido durante a visita do governador, participei de Seminário Distrital, me envolvi em projetos  e muito mais. Desde o primeiro momento em que entendi o que é o Rotary, venho me empolgando cada vez mais com o impacto e o companheirismo dos rotarianos.

RicardoBuso_Admissão

Posso afirmar que é muito gratificante participar de uma organização com credibilidade centenária que abre muitos caminhos ao mesmo tempo em que inspira as pessoas e faz a diferença no mundo.

 

Anúncios

10 respostas em “Uma nova perspectiva do Rotary

  1. Ricardo; meu nome é Ricardo ; também sou Rotariano, e eu endosso cem por cento as suas palavras. E acrescentando só mais uma observação: O Rotary; sem sombra de dúvida e ; com muita sinceridade; tem sido uma bênção desde que eu ingressei nessa fantástica entidade. Um abraço companheiro Rotaryano e, fique com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Como rotariano que sou ha 27 anos, incrivel que quando convidado tinha a mesma impresão sobre Rotary. Mas hoje sou cada vez mais apaixonado pelo Rotary.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s