Seus conhecimentos podem ajudar a mudar vidas

Por Paolo Pasini, associado do Rotary Club de Rimini, Itália, e ex-governador do Distrito 2072

Ao longo dos meus muitos anos como rotariano, tive a oportunidade de atuar em vários cargos de liderança. Atualmente, sou presidente da Comissão Distrital de Serviços Internacionais (CDSI) do Distrito 2072 e coordenador da campanha Elimine a Pólio Agora para as Zonas 12 e 13B. Trabalhando nessas funções, aprendi muito sobre o Rotary e consegui transmitir meus conhecimentos a outros rotarianos. Profissionalmente, sou psicólogo e trabalho desenvolvendo formas inovadoras de recrutar talentos para uma empresa que fabrica máquinas de classificação de frutas e vegetais.

Em julho passado, 15 rotarianos de seis continentes e eu fomos selecionados para participar de um workshop sobre as responsabilidades dos presidentes de Comissão Distrital de Serviços Internacionais (CDSI), na Sede Mundial do RI, em Evanston, EUA. Nesse workshop de três dias, aprendemos sobre as várias ferramentas e recursos que o Rotary oferece para nos ajudar a inspirar os clubes a implementarem projetos impactantes e sustentáveis.

Blog 2 Feb 2 18

Também discutimos estratégias para construir redes de especialistas dentro dos nossos respectivos distritos — uma responsabilidade essencial esperada dos CDSIs. A rede distrital é composta por profissionais locais com experiência nas seis áreas de enfoque do Rotary e na concepção e implementação de projetos e Subsídios Globais. Esses especialistas são um recurso para os associados que buscam aprimorar os projetos de seus clubes e distritos.

Após esse workshop estimulante, os participantes tornaram-se campeões das CDSIs. Cada um de nós não só apoia os clubes dos nossos próprios distritos, mas também atua como um recurso para outros CDSIs. Ao longo dos últimos meses, participei de várias reuniões e eventos de todo o centro e sul da Europa capacitando outros CDSIs e líderes distritais com as informações que aprendi no workshop.

Também tenho trabalhado com outros líderes de clubes e distritos para dar vida ao conceito de rede distrital de recursos. Conversei com o governador do meu distrito e o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária para entrarmos em contato com todos os nossos 52 clubes, encorajando-os a se inscreverem na rede e a compartilharem seus conhecimentos com outros rotarianos.

Blog Feb 2 18

Nossa rede agora tem 29 especialistas com 115 habilidades, entre elas: preparação de projetos de subsídios, avaliações comunitárias, gerenciamento de auditoria, além de experiência nas seis áreas de enfoque do Rotary. Os integrantes darão orientação aos clubes em suas áreas de especialização para ajudar a desenvolver projetos sólidos, mensuráveis e impactantes.

Encontrar mentores para projetos e subsídios está se tornando parte do processo de planejamento de projetos do nosso distrito. Os clubes podem facilmente encontrar mentores no site do Distrito 2072, procurando especialistas em gerenciamento de projetos, subsídios e áreas de enfoque. Nosso objetivo é ampliar nossa rede, recrutando ainda mais especialistas nos clubes.

Uma das primeiras pessoas a atender meu pedido foi Gian Luigi Trevisani, associado do Rotary Club de Cesena, na Itália, e vice-presidente executivo do Trevi Group, empresa que trabalha com barragens, pesquisa e gestão de água, estradas, metrôs e meio ambiente em todo o mundo. Ele me escreveu: “É uma ótima ideia criar uma rede distrital de recursos, e estou empolgado para compartilhar meus conhecimentos com rotarianos que desejam implementar projetos sustentáveis e impactantes”.

Esse sentimento é comum em todos os especialistas da nossa rede. Não vejo a hora de expandir nosso grupo e melhorar o impacto que podemos causar juntos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s