Água, saneamento e higiene no nosso rol de prioridades

Escovodromo

Crianças no “escovódromo” de escola de destaque em práticas WASH em Salgueiro (PE), ajudando a difundir o hábito de escovar os dentes.

A parceria chamada Colaboração Internacional H2O, entre o Rotary e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), começou em 2009 visando o aumento do acesso à água e a condições básicas de saneamento na República Dominicana, Gana e Filipinas. Em 2015, as duas entidades concordaram em destinar US$4 milhões para iniciativas nessas áreas em Gana, Uganda e Madagascar, cabendo ao Rotary arrecadar US$2 milhões por país até 2018.

Com o passar do tempo, o conceito WASH foi incorporado ao leque de opções dessa bela parceria. Mas o que vem a ser WASH?

WASH (Water, Sanitation, Hygiene) é a sigla em inglês que define iniciativas capazes de causar resultados positivos em atividades que envolvam água, saneamento e higiene.

O Brasil ainda não foi contemplado com verbas da iniciativa, mas isso não impede que façamos a diferença desde já atuando por meio da nossa área de enfoque recursos hídricos e saneamento em solo nacional, especialmente na região do semiárido nordestino.

O Censo Escolar de 2015, do Ministério da Educação, revelou que 8,2% das escolas nesta área do Brasil não têm acesso à água. Entre elas, 1.217 funcionam sem lavatórios e 80% não têm sanitários adaptados à educação infantil. Mais agravante ainda, em 1.566 delas não há sistema adequado de esgoto.

salgueiro

Menina lava as mãos com água encanada fornecida na sua escola em Salgueiro (PE).

Atuante na região, o Unicef Brasil, durante a última edição do Selo UNICEF (2013-2016), reconheceu que 2.710 escolas de 241 municípios realizaram alguma intervenção em sua infraestrutura para melhorar as condições de saneamento básico, beneficiando mais de 500 mil meninos e meninas. O destaque vai para 72 municípios, sendo que cinco deles estão retratados na publicação Boas Práticas: Água e Saneamento nas Escolas do Semiárido.

Se você se interessa pelo assunto e quer causar mudanças positivas, voluntarie em um projeto do tipo através do Rotary ou faça uma doação.

Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s