Um clube que inovou e acertou

O Rotary Club de Niterói é o sexto clube do Brasil em data de Fundação e teve o privilégio de possuir entre seus membros um presidente de Rotary International (Ernesto Imbassahy de Mello).

Ao longo dos anos, a idade média dos associados foi aumentando. Alguns ultrapassaram e outros quase atingiram 50 anos de vida rotária. O tempo foi “convocando” esses excelentes rotarianos para compor o “Rotary Club Celestial” e nosso quadro foi diminuindo gradativamente até chegarmos a apenas dez associados. Ficamos muito tristes com o falecimento dos nossos estimados companheiros, mas precisávamos tomar uma atitude.

Marcamos uma reunião específica para encontrar uma solução. Na ocasião, discutimos várias propostas e uma delas sugeria a junção com outro clube da nossa cidade. Aprovamos uma outra, que recomendava um plano estratégico e incentivava todos os companheiros a apresentarem nomes de prováveis associados, pessoas mais novas.

O valor das mensalidades dessas pessoas seria suficiente para pagar as per capitas do Rotary International, as taxas do Distrito e a assinatura da revista, com pequena sobra para cobrir as despesas do jantar. Os antigos associados continuariam com as mensalidades maiores atuais.

As providências que tomamos:

  • Admitimos novos associados. Empossamos 11 pessoas, com faixa etária bem menor e boa parte com idade inferior a 40 anos.
  • Mudamos radicalmente o formato das reuniões. Seguimos as proposições do Conselho de Legislação, realizando duas reuniões normais, uma festiva e uma virtual (pelo WhatsApp).

Picture11

  • Tornamos as reuniões mais atraentes e dinâmicas.
    • Usamos “data show” com exposição de vídeos baixados da internet e do site de RI sobre o Rotary e suas realizações em projetos.
    • Estamos estudando uma forma de efetuar a reunião simultaneamente por videoconferência para alguns que, por razões de viagem ou outro motivo ocasional, não podem estar presentes.
    • Fazemos a coleta espontânea de contribuições para a Fundação Rotária, sorteando o montante e registrando a doação no nome do contemplado.
  • Inovamos na arrecadação de fundos. Confeccionamos e distribuímos cofrinhos a todos associados para guardar moedas e, na reunião festiva, fazer a entrega. O valor é encaminhado para a Fundação Rotária em nome do dono de cada cofrinho. Estamos cobrindo a meta dos US$ 26,50 proposta para esse período rotário.

Hoje, somos 30 associados e seríamos 31 se não houvesse uma baixa por falecimento. Encontramos o nosso caminho e esperamos que isso seja um incentivo para aqueles que estão passando pelo mesmo problema.

Saiba mais sobre as mudanças aprovadas pelo Conselho de Legislação.

*Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

Anúncios

5 respostas em “Um clube que inovou e acertou

  1. Muito bom estamos em nossa Club buscando a sucessão que é inovação mudança do velho para novo.
    Romper paradigma usar todos os recursos disponível.
    Parabéns a vocês ao Club pela iniciativa
    Paulo Roberto Balla
    Rotary Club de Bandeirantes
    Distrito 4710 Paraná Brasil

    Tenho 62 anos de Idade e 31 anos como Rotariano. Temos que trazer os jovens Urgente.

    Parabéns.

    Curtir

  2. Parabéns meus companheiros en Rotary do Niterói
    Um forte abraço a tudos
    Suas acordos seram aplicados também en nosso clube em Sul do Chile

    Curtir

  3. A mudança de estratégia é fundamental para toda e qualquer iniciativa, na busca de um novo formato. Foi o que aconteceu com o querido Rotary Club de Niterói. Ousou e alcançou seu objetivo. Parabéns companheiros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s