Mês dos Recursos Hídricos e Saneamento

Água limpa e saneamento básico são direitos de TODO ser humano. Os rotarianos ajudam diversas comunidades com projetos hídricos e treinamentos sobre bons hábitos de higiene para que as pessoas, sobretudo crianças, possam ter uma vida mais saudável e próspera.

20140228_FJ_020 (2)

Em março, Mês dos Recursos Hídricos e Saneamento, incentivamos nossos associados a trabalharem em prol do objetivo do Rotary de fornecer água e saneamento para todos até 2030.

Veja a seguir alguns exemplos de projetos que podem servir de inspiração:

  • No Nepal, o Rotary Club de Durbarmarg colaborou com os Rotaract Clubs de Phulbari e Eco-Himal Nepal para fornecer água potável a estudantes de uma escola pública. Como os alunos bebiam água contaminada diretamente da fonte, os rotarianos instalaram 14 filtros de cerâmica aprimorados com prata coloidal.
  • Na Índia, os moradores da aldeia de Kolawade estavam consumindo água não tratada que chegava a eles por meio de uma tubulação enferrujada instalada 40 anos atrás. Os Rotary Clubs de Pune Central e Pune Kothrud se uniram para trocar o encanamento e dar a 1.200 pessoas acesso a água limpa.
  • Nas Filipinas, o Rotary Club de Lubang Island deu treinamento sobre lavagem das mãos e técnicas sanitárias para mães e crianças de regiões rurais. Como a comunidade usava água de um rio e não lavava as mãos regularmente, os rotarianos explicaram a importância de mantê-las limpas e, ao mesmo tempo, conservar água.
  • Como a Universidade Ladoke Akintola, na Nigéria, não tinha sanitários suficientes, os alunos eram forçados a correr para casa se precisassem ir ao banheiro. Diante desta realidade, o Rotaract Club de Ladoke Akintola University of Technology (LAUTECH) Ogbomosho decidiu reformar um banheiro abandonado no campus. Eles usaram água de um reservatório da própria instituição de ensino, limparam e pintaram as instalações (três banheiros masculinos e três femininos). A faculdade cuida da manutenção.
  • O Rotary Club de Loja Los Zarzas, no Equador, se propôs a fornecer água limpa para a província de Loja e melhorar as condições de vida de 50 famílias. Os rotarianos instalaram uma pequena bomba d’água que funciona com energia solar, um tanque de abastecimento, um banheiro, um sistema de tratamento de esgoto e, depois, criaram uma horta irrigada por águas cinzas.

Como o seu clube ou distrito está aumentando o acesso a água e saneamento? Deixe um comentário abaixo.

*Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s